O monge e o executivo

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você esta convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos estados unidos. Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou  sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro benedito, é o personagem central desta envolvente história criada por James c. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.  se você tem dificuldade de fazer que com sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com família e amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. O monge e o executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar um  pessoa melhor.

Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante
Páginas: 139
Nota:4/5

Capítulo 1 – As Definições
É importante você tratar os outros seres humanos exatamente como você gostaria que o tratassem.
A verdadeira liderança é aquela que influência pessoas, mesmo que essa influência requeira um grande esforço. Existe uma grande diferença entre líder e liderança, gerente e gerência. O termo gerência é para coisas e, o termo liderança é para pessoas. Liderança: “é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum”. A autoridade é totalmente oposta ao poder. O poder é quando você força alguém a fazer algo, mesmo contra a sua vontade vontade. A autoridade é quando se leva uma pessoa a fazer algo de boa vontade por sua influência pessoal. Essa influência pode ser trabalhada através do relacionamento e tal relacionamento é construído através de uma relação que visa uma melhor condição para o liderado.
Capítulo 2 – O Velho Paradigma
Se não mudar a direção, terminará exatamente onde partiu.

Um tema que gera bastante discussão é a questão de velhos paradigmas. É proposto um desafio a esses paradigmas, como uma reciclagem, mesmo sabendo que essa quebra de paradigmas possa trazer desconfortos momentâneos. Um estilo de administração é apresentado, o estilo piramidal, que é usado como modelo para guerras, onde o general é quem ocupa o topo da pirâmide e os soldados a base (para um cenário empresarial, o presidente ocupa o topo e os empregados a base da pirâmide).
Contudo, o que é proposto pelo monge é uma inversão desse estilo apresentado, um novo paradigma, onde o cliente estaria no topo dessa pirâmide, os empregados logo em seguida, deixando então o presidente na base da pirâmide. Essa nova posição do líder (seja o presidente, vice-presidente, gerente ou supervisor) é uma posição de servo, onde ele trabalhará para atender as necessidades de seus subordinados. “O papel do líder não é impor regras e dar ordens à camada seguinte, em vez disso, o papel do líder é servir.” Essa posição de servo não quer dizer que o líder deva atender a todas as vontades de seus subordinados, mas satisfazer as necessidades dos mesmos. Vontade pode ser entendida como “um desejo que não considera as consequências físicas ou psicológicas daquilo que se almeja.” E as necessidades como “uma legítima exigência física ou psicológica para o bem estar do ser humano.” Os lideres devem estimular seus subordinados a serem o melhor que puderem. Uma característica de um bom líder é ser flexível para atender as diversas formas de necessidades que as pessoas apresentam.
Capítulo 3 – O Modelo
Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir. (Jesus Cristo)
Neste capitulo é tratado assuntos como a importância de uma opinião contrária, onde, opiniões que não são semelhantes, apesar de gerarem atritos são totalmente construtivas para que se tomem decisões equilibradas. Jesus Cristo é tido como o maior líder para o monge. Para ele, Jesus exercia influência, algo que motivava as pessoas a cumprirem seus ensinamentos de livre e espontânea vontade. Diferentemente do poder, que leva pessoas a cumprir algo por uma imposição sem qualquer possibilidade de contestar. Liderança ou autoridade pode ser definida como “uma habilidade de influenciar pessoas para trabalhar entusiasticamente na busca dos objetivos identificados como sendo o bem comum”. A maneira de se obter influência sobre pessoas é servindo.
A autoridade se constrói sobre serviço e sacrifício
                   BOM ENTÃO É ISSO!
 Espero ter me saído bem : & na primeira resenha, mas acho que a cada postagem vou melhorando e pegando o jeito da coisa : XD

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